13/02/2017

Passeio Ciclístico de Aventura leva participantes a conhecerem cultura e natureza do Litoral

Ciclistas e apaixonados pela natureza contemplaram as belezas naturais da Mata Atlântica durante o 1º Passeio Ciclístico de Aventura em Pontal do Paraná, na manhã deste domingo (12). O percurso de 20 km não desanimou a turma que veio preparada para uma manhã de aventura e de aprendizado sobre o meio ambiente. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) com apoio de outros órgãos estaduais e da prefeitura do município.

“O grande objetivo é a integração com a sociedade para que conheça o projeto Ciclo Paraná, que é um programa da Secretaria por meio da Coordenação de Educação Ambiental que vai disseminar a segurança do transporte por bicicleta enquanto lazer, qualidade de vida e contemplação da cultura”, disse a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Daniela Miranda.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a riqueza da fauna e da flora da região ao andar por trilhas em meio a mata. Os 20 quilômetros de passeio atraíram dezenas de pessoas, as quais se inscreveram pelo site da Prefeitura de Pontal do Paraná, parceira da iniciativa. “Apoiamos atividades como essa, eu sou o primeiro a ajudar e participar. Esse passeio vai ser o primeiro de muitos que virão”, disse o prefeito Marcos Fioravante.

Os ciclistas foram preparados para o passeio e trouxeram seus equipamentos de segurança pessoal, além de protetor solar e repelente para não sofrer com a ação de mosquitos e do sol forte. Adriana Andrade é professora e foi convidada por um amigo a participar do evento. “Após receber o convite me inscrevi no site e estou adorando. Achei muito bacana a iniciativa e acredito que deveria haver mais ações educacionais como essa para conscientizar a população sobre a proteção ao meio ambiente”, disse.

Como a área é de proteção ambiental, foram estabelecidas regras para que a presença das pessoas e a passagem das bicicletas causasse o menor impacto possível nas trilhas. Em uma parte do percurso, os ciclistas pararam num antigo cemitério e ouviram histórias da cultura caiçara, predominante na região. Ao final do evento, foi oferecido um tradicional café caiçara para quem teve interesse, ao custo de R$ 10,00.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http://www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br