18/05/2017

Modernização de procedimentos é tema de encontro de diretores e chefes regionais do IAP

Reunião de chefias e diretorias discutiu sistemas de informação e procedimentos para melhoria nos processos ambientais

Durante essa terça e quarta-feira (16 e 17) diretores e chefes regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estiveram reunidos, em Curitiba, para discutir procedimentos, sistemas e a modernização para o licenciamento e fiscalização ambiental no estado. O encontro reuniu 21 chefes regionais, sete diretores, chefes de departamento, assessores e presidente da instituição, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Para ele, a reunião auxiliou para que todos os dirigentes e chefes regionais pudessem fazer uma análise das ações do instituto e alinhar as estratégias. “Precisamos focar e investir nos pontos em que estamos acertando e melhorar aqueles que ainda não atendem a contento a população. É necessário que a gente resgate a credibilidade do IAP e mostre pra população que tem muitos pontos em que somos referência”, avaliou Tarcísio.

Durante o encontro, realizado no Campus da Indústria da FIEP, foram debatidos temas como: a descentralização do licenciamento e fiscalização ambiental para os municípios, lançamentos e inaugurações previstas para o ano, licenciamento e destinação de fauna nativa silvestre, estudos para nova normatização de autorizações para corte, desmate e manejo de espécies florestais nativas, atualizações e novidades do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), Monitoramento da Qualidade do Ar, situação financeira da instituição, novos mecanismos de fiscalização ambiental, treinamentos e capacitações para análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) nos processos do IAP.

RESPOSTAS – Um dos principais pontos abordados no encontro foi a necessidade de que os servidores do IAP se atentem em dar respostas aos órgãos fiscalizadores, imprensa e sociedade quanto as ações realizadas nos regionais e sede. A ideia é dar mais velocidade e transparência nas ações do instituto e do governo.

“Precisamos ser transparentes com a população e mostrar para todos o que estamos trabalhando para melhorar nossos serviços, dando sempre atenção para legalidade das ações. Mostrando a nossa capacidade, força e responsabilidade de tocar a área ambiental no estado”, disse Tarcísio.

AVALIAÇÃO – Os chefes regionais avaliaram como positiva a reunião. O chefe do Escritório em Curitiba, Lucas Umbria, destacou a importância do alinhamento das ações em cada regional. “A reunião foi muito importante para acertar os ponteiros do IAP”, disse.

Para o chefe regional do IAP em Guarapuava, o encontro foi um aprendizado. “Como me integrei a pouco tempo no IAP, pude constatar que a equipe, tanto diretores quanto chefias, é muito boa e também pude tirar muitas dúvidas durante a reunião e em conversas nos intervalos”, avaliou o chefe regional do IAP em Guarapuava, Milton Rosera.

O diretor Administrativo Financeiro do IAP, Ilton Mendes, destacou que a reunião mostrou a união dos servidores em busca de soluções para problemas comuns. “Eventos como esse são imprescindíveis para boa administração e para a gestão do órgão que possui estrutura capilarizada como o nosso, com escritórios regionais, unidades de conservação, laboratórios e outros. Precisamos sempre de encontros como esse, uma espécie de workshop para o debate de ideias e de políticas públicas na busca de soluções e resultados melhores”, comentou.