06/10/2017

IAP atende proprietários rurais durante a 10ª edição da Ficafé, no Norte Pioneiro

Durante a 10ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, que aconteceu entre quarta e sexta-feira (4 a 6), em Jacarezinho, técnicos do Escritório Regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam proprietários rurais para esclarecer dúvidas sobre a regularização ambiental dos imóveis.

Os principais temas abordados foram como fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a importância da restauração ou recuperação da mata ciliar, reservas legais, adensamentos florestais e como fazer o requerimento gratuito de mudas.

CADASTRO - O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório criado pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e tem o objetivo de ajudar na identificação e na integração das informações, contribuindo para a regularização ambiental das propriedades rurais no País. O cadastramento no CAR deve ser feito por proprietários rurais até 31 dezembro de 2017.

O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. Através dele é possível fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

MUDAS - Embora o público prioritário sejam os pequenos produtores rurais, as mudas são doadas para quem quiser contribuir com o reflorestamento de árvores nativas do Estado, desde que sejam plantadas em propriedades particulares. No entanto, os viveiros do IAP não doam mudas para arborização urbana.

Para conseguir as mudas o solicitante deve entrar no site do IAP (www.iap.pr.gov.br), clicar no ícone “Requerimento de Mudas Nativas” e preencher o cadastro.  Após enviar os dados, os requerimentos passam pela análise do instituto e, sendo aprovado o pedido, a pessoa recebe um e-mail informando o viveiro que irá atendê-la.  Na hora da retirada das mudas é necessário apresentar duas guias do requerimento impresso.

FICAFÉ 2017 - A Ficafé 2017 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp, Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Governo do Paraná, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), UTZ Certified, Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Jacarezinho, nucoffee, Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural, BUNN, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Vonder, Syngenta, Emater, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Cocamar.