22/11/2018

IAP capacita para uso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural

Durante três dias, o evento reúne em Curitiba representantes dos 21 escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná para orientações sobre as ferramentas de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promovem até esta quinta-feira (22), em Curitiba, a 5ª capacitação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Durante três dias, o evento reúne representantes dos 21 escritórios regionais do IAP para orientações sobre as ferramentas de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“Investir em capacitação e treinamento de forma continuada proporciona níveis adequados de qualidade e melhora a performance dos servidores públicos ao sistema”, disse o diretor de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Francelo Mognon.

O treinamento foi ministrado por técnicos do IAP e da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Universidade de Lavras (MG), que dá suporte e apoio técnico ao Estado e ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão Federal responsável pelo Sicar vinculado ao Ministério de Meio Ambiente.

A capacitação abordou o contexto do CAR e as competências do gerente operacional, que incluem a validação das análises, notificações, emissão de 2ª via de recibos do CAR, cancelamento e suspensão. Também foram passadas orientações sobre os módulos de análise do Sicar – central do proprietário/possuidor, monitoramento e consulta pública – para eficácia no gerenciamento operacional das propriedades na região correspondente.

“O evento é uma oportunidade de mostrar os aperfeiçoamentos no sistema como, por exemplo, a possibilidade de automatização das análises do CAR” destaca Mognon.

De acordo com ele, no Paraná mais de 90% dos proprietários de imóveis já aderiram ao CAR e o grande desafio será o monitoramento ambiental. A etapa atual é a análise do cadastro, seguida a implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e, por último, o módulo de monitoramento da área.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, instituído pela Lei Federal nº 12.651/12. O Paraná possui 433 mil imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) e que estão registrados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), correspondendo a 16.690.768 hectares).

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br