Busca Meio Ambiente


Projeto de Recuperação da Biodiversidade – REBIO

Apresentação

O Projeto de Recuperação da Biodiversidade – REBIO está inserido na Diretoria de Restauração e Monitoramento da Biodiversidade - DIREB no Instituto Ambiental do Paraná – IAP, sendo um dos Projetos do PROGRAMA BIOCLIMA PARANÁ.


O Projeto busca fortalecer a formação dos corredores ecológicos do Estado do Paraná para a conservação da biodiversidade, incentivar o adensamento de áreas naturais e reflorestamento com espécies florestais nativas para exploração comercial e sustentável, incentivar a implantação de sistemas agrosilvopastoril (SAFs), e incentivar projetos de fixação de carbono.

OBJETIVO

Contribuir para a manutenção da estabilidade ambiental e ecossistêmica, favorecendo a conservação da biodiversidade, a manutenção dos processos ecológicos o dos corpos hídricos, visando à melhoria da qualidade e quantidade de água e da vida da população em geral.

O REBIO desenvolve ações para atender seguintes projetos:

  • Recomposição das ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs) ao longo de cursos d’água
  • Recuperação de Ambientes Naturais Não Protegidos
  • Recuperação da Reserva Legal
  • Recuperação de Áreas Alteradas e Degradadas
  • Manejo de espécies nativas: natural ou plantada
  • Arborização urbana

Para assistir os produtores na recomposição das Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e demais ações de Restauração,  o IAP possui 20 viveiros próprios e instituiu parceria com 146 Municípios e 8 Entidades que atuam produzindo e distribuindo mudas de espécies florestais nativas e orientando tecnicamente os plantios.

  


Recomendar esta página via e-mail: