Central Proprietário/Possuidor

 

COMO RECUPERAR O RECIBO DO CAR:

 

COMO FAZER A RETIFICAÇÃO DO CAR:

 

COMO ATENDER ALERTAS E NOTIFICAÇÕES:

 

PARA QUE SERVE A CENTRAL:

A Central do Proprietário/Possuidor é o canal de comunicação entre os proprietários/possuidores e o órgão ambiental competente e dispõe de uma série de funcionalidades:

  • emissão de segunda via do Recibo de Inscrição;
  • acesso a arquivo com extensão ".car";
  • acesso à ficha do imóvel, que detalha as informações declaradas;
  • acesso ao demonstrativo da situação do CAR, com as informações referentes à situação das áreas de vegetação nativa, APP, áreas de uso restrito e Reserva Legal do imóvel;
  • acesso ao histórico das mensagens e notificações relacionadas aos imóveis cadastrados;
  • envio de documentos e realização de retificações em atendimento de notificações emitidas pelo órgão competente. Além disso, na Central o proprietário ou possuidor poderá atualizar, alterar ou retificar as informações cadastradas. Porém, ressalta-se que, uma vez iniciada a análise do cadastro pelo órgão estadual competente, o proprietário ou possuidor do imóvel rural não poderá alterar ou retificar as informações cadastradas até o encerramento dessa etapa, exceto nos casos de notificações.

 

COMO SE CADASTRAR:

1. A primeira etapa para se cadastrar na Central do Proprietário/Possuidor consiste em ACESSAR ESTE LINK. Para efetuar o pré-cadastro, informe o número do Recibo de Inscrição do Imóvel Rural no CAR e um CPF/CNPJ declarado no domínio do imóvel já cadastrado no CAR. Em seguida, responda às perguntas de segurança e informe um endereço de e-mail válido.

2. Será enviado para o e-mail informado um link para confirmação do seu cadastro na Central, o qual ficará disponível por até 48 horas. Passado o prazo, seu pré-cadastro na Central deverá ser refeito. Caso não receba o e-mail para confirmação do cadastro, verifique a sua caixa de spam ou lixo eletrônico e, se ainda assim, o e-mail de confirmação não for encontrado, repita a operação informando o endereço de outro provedor de e-mail, já que alguns provedores bloqueiam mensagens enviadas pelo SiCAR.

3. Após o recebimento do e-mail de confirmação, acesse o endereço eletrônico disponibilizado e finalize o cadastro na Central do Proprietário/Possuidor informando telefone e senha.

É importante ressaltar que o cadastro na Central é referente ao proprietário ou possuidor rural, e não aos seus imóveis rurais cadastrados no CAR. Isso significa que, caso um proprietário ou possuidor detenha mais de um imóvel rural, apenas um cadastro será feito na Central, por meio do qual o detentor do imóvel acompanhará as informações de todos os seus imóveis rurais.

  • Central de Mensagens: Notificações sobre a condição do cadastro, pendências e inconsistências serão comunicadas ao detentor do imóvel rural, ou seu representante legal, por meio da Central do Proprietário/Possuidor, para que, dentro dos prazos estabelecidos, preste informações complementares ou promova a correção e adequação das informações declaradas.
  • Envio de Documentos: O usuário poderá atender às notificações dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente - OEMAs e enviar a documentação solicitada, por meio digital ou prestar os esclarecimentos necessários.
  • Restrições: Serão apresentadas informações processadas automaticamente pelo SiCAR referentes à situação do imóvel em relação às sobreposições com Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Assentamentos de Reforma Agrária e outros imóveis rurais declarados no CAR.
  • Gerenciar Vínculos: Permite ao proprietário ou possuidor rural vincular e/ou desvincular uma pessoa física como seu representante legal. A figura do representante legal no âmbito do CAR é a pessoa física que estará habilitada pelo proprietário ou possuidor rural a representá-lo em todas as etapas do CAR de um determinado imóvel, podendo acessar todas as funcionalidades disponíveis na Central.

 

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