ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NO PARANÁ

Listas de espécies ameaçadas de extinção ou listas vermelhas são aquelas que apresentam as espécies da fauna e/ou da flora ameaçados de extinção em uma determinada região. Estas listas são instrumentos para a conservação das espécies e geralmente estão complementadas com dados de biologia, ecologia, distribuição e indicação das principais ações a estratégias necessárias para a conservação das espécies ameaçadas. Estas informações constituem os chamados livros vermelhos.

A primeira lista da fauna brasileira ameaçada de extinção foi elaborada em 1973. E o Paraná foi o primeiro estado brasileiro a publicar uma lista regional de espécies ameaçadas no ano de 1995, sendo também o primeiro a realizar a atualização desta lista em 2004, através da publicação do "Livro Vermelho da Fauna Ameaçada".

As espécies constantes da lista vermelha estão enquadradas em categorias distintas, conforme o grau de ameaça que sofrem. A categorização foi obtida através de ampla consulta à comunidade científica, e ficou definida como:

* Regionalmente Extinta (RE): espécie que está sabidamente, ou presumivelmente extinta no Estado.
* Extinta na Natureza (EW): espécie que é considerada extinta na natureza em toda a sua área original de distribuição, incluindo o estado do Paraná, mas que ainda sobrevive em cativeiro, cultivo, ou como populações naturalizadas.
* Criticamente em Perigo (CR): espécie que, de acordo com os critérios específicos, está sob um risco extremamente alto de extinção na natureza.
* Em Perigo (EN): espécie que, de acordo com os critérios específicos, está sob um risco muito alto de extinção na natureza.
* Vulnerável (VU): espécie que, de acordo com os critérios específicos, está sob um risco alto de extinção na natureza.

Todas estas categorias acima citadas são protegidas por lei.

Existem ainda outras categorias que não implicam em proteção legal. São elas:

* Quase Ameaçadas (NT): espécie que não está ameaçada no presente, mas que corre o risco de ficar ameaçada num futuro próximo.
* Preocupação Menor (LC): espécie que não está ameaçada no presente e apresenta pouca probabilidade de se tornar ameaçada em um futuro próximo.
* Dados Deficientes (DD): são aquelas cuja categoria de ameaça não pode ser definida pela carência de informações a seu respeito.
Recomendar esta página via e-mail: