IAP

13/06/2019

Reunião discute inovações tecnológicas na área ambiental no Estado

O evento visa buscar sinergias para planejamento de uso de tecnologias para gestão ambiental.

 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), realizaram nesta quinta-feira (13) um Seminário de Inovação Tecnológica Aplicada ao Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias de Monitoramento Ambiental. O evento ocorreu no auditório do Simepar e contou com a presença de diretores, coordenadores e pesquisadores da dos órgãos envolvidos.

O objetivo desse encontro é identificar oportunidades de inovação tecnológicas dentro da secretaria, bem como ferramentas para aprimorar o Monitoramento Ambiental, em parceria com o Simepar.

Para o presidente do Simepar, Eduardo Alvim, o evento realça as potencialidades e busca desenvolver soluções para melhorar a agilidade e transparência na gestão ambiental no Estado. “Será utilizado a expertise das parcerias já estabelecidas entre IAP e Simepar para alinhar os projetos conforme as demandas das áreas técnicas”, afirma. “Como por exemplo, o monitoramento da biodiversidade contemplando as Unidades de Conservação, remanescente florestal, espécies ameaçadas de extinção e áreas de ocorrência de espécies exóticas invasoras”, conclui Alvim.

O cronograma contou com três mesas de discutições. Na primeira, foi ressaltada a priorização do uso de sensoriamento remoto para gestão do Patrimônio Natural e biodiversidade, além das interfaces com licenciamento e fiscalização. Na segunda, potenciais aplicações das tecnologias de monitoramento hidrometeorológico nas áreas de saneamento ambiental, recursos hídricos e qualidade do ar e água. E na terceira, sobre as mudanças climáticas, desastres naturais e potenciais aplicações de tecnologias de inteligência artificial e big data na construção de políticas ambientais e sistemas coorporativos.

Ao final do evento, o diretor-presidente do IAP, Everton Luiz da Costa Souza, o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, José Luiz Scrocaro, o diretor-geral da secretaria, Raska Rodrigues, e o diretor-presidente do Simepar, Eduardo Alvim, se reuniram para a consolidação de temas e prioridades a serem trabalhados.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Captcha Image Carregar outra imagem