IAP

16/08/2019

Audiência Pública discute concessão do Parque de Vila Velha

Evento promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo aconteceu em Ponta Grossa nessa quinta-feira (15). Participaram cerca de 70 pessoas, representantes do poder público, de empreendimentos privados, do terceiro setor e moradores do entorno.

 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo promoveu nessa quinta-feira (15) audiência pública para apresentar o projeto de concessão do Parque Estadual de Vila Velha. O encontro ocorreu no Sebrae de Ponta Grossa e reuniu cerca de 70 pessoas do poder público, de empreendimentos privados, do terceiro setor e moradores do entorno.

“Vamos colocar o Parque de Vila Velha à visitação regional, estadual, nacional e internacional”, disse o secretário da pasta, Márcio Nunes. “Os atrativos ligados à natureza e ao meio ambiente são os negócios que mais vão crescer no Brasil, gerando emprego e renda”.

Em todo o processo, desde a apresentação dos cadernos técnico e jurídico, consulta pública, roadshows e audiência pública, os participantes se mostraram interessados. “Vila Velha é um ícone de Ponta Grossa e do Estado para o turismo e precisamos colocá-lo novamente no lugar que merece”, disse a vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

De acordo com o diretor técnico e coordenador do Grupo de Trabalho da Concessão, Rafael Angreguetto, o parque é um espaço rico em formações naturais e que atrai amantes de aventura e natureza, mas precisa oferecer recursos aos visitantes, que muitas vezes vêm de longe. “Também estamos preocupados em dar aos nossos filhos a oportunidade de conhecer o Parque de Vila Velha e que seja uma experiência diferente para eles”, destaca.

CONTRIBUIÇÕES – Após apresentação dos técnicos algumas dúvidas foram levantadas e esclarecidas. Uma das preocupações é que tudo que for explorado tenha uma análise crítica de especialistas. “Teremos essa atenção para que sejam mantidas todas as formações naturais e um ambiente conservado porque não podem ser substituídos”, explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Aristides Athayde.

PRÓXIMOS PASSOS – A consulta pública está aberta no site da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo até a próxima terça-feira (20). As contribuições da Consulta Pública e Audiência Pública vão contemplar o edital que será publicado em 5 de setembro.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl; o presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Edgar Hampf; a prefeita de Arapoti, Nerilda Penna; o deputado Estadual, Hussein Bakri; e a deputada Estadual Mabel Canto.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:

https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Captcha Image Carregar outra imagem