IAP

18/11/2019

Laboratório do IAP recebe certificado do Inmetro

O laboratório do IAP de Curitiba recebeu a acreditação por estar operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente segundo critérios estabelecidos por normas internacionais.

 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) recebeu na última semana (11) Certificado de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O documento é um reconhecimento formal de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente segundo critérios estabelecidos por normas internacionais.

Os laboratórios do IAP realizam análises químicas, físicas e biológicas para análise das matrizes ambientais água, ar, solo, resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. “A obtenção desse certificado tem como objetivo promover a confiabilidade nas análises realizadas por nossos laboratórios”, aponta a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

Para a obtenção da certificação, os laboratórios do IAP passaram por avaliação criteriosa por parte de avaliadores determinados pelo Inmetro, garantindo padrão internacional dos laboratórios, de forma que os resultados dos ensaios sejam reconhecidos em outros países.

A diretor ainda enfatiza que receber um certificado como este é ter a certeza de que a equipe está devidamente treinada e competente para realizar os trabalhos de amostragem, análise e emissão de laudos, e também tendo a certeza da confiabilidade do resultado obtido. E por tratar-se de órgão ambiental, deve-se garantir a segurança dos resultados para melhor auxiliar as ações de fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental, bem como a prestação de serviços a terceiros.

Buscar o Certificado de Acreditação é uma tendência natural das empresas que estão comprometidas com a qualidade, buscar laboratórios que ofereçam serviços de qualidade, que transmitam confiança e que sejam competentes no padrão mundial.

ACREDITAÇÃO - A Acreditação de Laboratórios pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) é desenvolvida pela Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), que realiza as atividades relacionadas à concessão e manutenção da acreditação de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio e acreditação de laboratórios clínicos, concedida com base nos requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 15189.

A ISSO/IEC 17025 é uma norma exclusiva para laboratórios de ensaios e atesta que o laboratório executa suas atividades com precisão e obtém resultados de alta qualidade e confiabilidade. Estabelece critérios que demonstram a competência técnica, a execução efetiva de um sistema de gestão. Esses critérios garantem a produção de resultados tecnicamente válidos.

Com isso, o laboratório deve seguir uma série de ações para garantia de qualidade e validade das medições, incluindo calibração de equipamentos, monitoramento do ambiente, validação técnica de metodologia, equipe treinada e capacitada para tais atividades.

No Brasil, o Inmetro é o organismo oficial do governo brasileiro responsável pela implementação e manutenção do Sistema de Acreditação (credenciamento) de Laboratórios.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo

 

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Captcha Image Carregar outra imagem