Parque Estadual Rio Guarani - Informações Gerais
Informações Gerais  |   Biodiversidade  |   Localização e Acesso  |   Atrativos e Atividades  |   Informações aos Visitantes  |   Infraestrutura  |   Plano de Manejo  |   Ficha Técnica  |  

O Parque Estadual Rio Guarani, criado através do Decreto nº 23.221 de19 de julho de 2000, ocupa uma área total de 2.235,00 hectares e está localizado no interior do Estado do Paraná, no município de Três Barras do Paraná. 

A unidade tem como objetivo de criação a “conservação de amostra significativa do Bioma Florestal Estacional Semidecidual e transição deste com Floresta Ombrófila Mista com Araucaria angustifolia, a promoção de atividades educativas, de pesquisa científica e de lazer à população” (Decreto nº 2322, art. 1º). 

Inserido no Corredor Ecológico Iguaçu – Paraná, a Unidade de Conservação, além de ser um importante conector entre os remanescentes florestais do corredor, protege o curso do Rio Guarani, e abrange, depois do Parque Nacional do Iguaçu, a maior área de mata contínua de toda região oeste e sudoeste paranaense. 
    
Desde a aquisição da área do Parque pelo Estado, já foram catalogadas mais de 40 espécies diferentes de árvores e mais de 300 espécies de vertebrados terrestres. Muitas das espécies registradas estão no rol das espécies consideradas raras ou ameaçadas de extinção. Desta maneira, o Parque Estadual do Rio Guarani foi considerado como um dos mais importantes fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual do Paraná, vegetação que cobria grande parte do território paranaense até a década de 1960. 

A área do Parque foi adquirida pela Companhia Paranaense de Energia - COPEL e repassada ao IAP visando compensar os impactos ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica Salto Caxias, no Rio Iguaçu, seguindo a determinação da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, que indica a implantação de uma Unidade de Conservação como medida compensatória de empreendimentos causadores de impactos de grande magnitude. 

A Unidade de Conservação é de responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná, através do Escritório Regional de Cascavel (ERCAS). 


Origem do Nome

O nome deriva do rio homônimo, que é o limite leste do Parque Estadual do Rio Guarani, em Três Barras do Paraná. O Rio Guarani é o divisor dos municípios de Três Barras do Paraná e Quedas do Iguaçu, e desemboca no reservatório de Salto Caxias, no Rio Iguaçu, próximo à usina de Salto Osório.

Guarani é a língua dos grupos indígenas da família Tupi-Guarani, a qual, na época da chegada dos europeus ao Brasil, viviam na região entre os rios Uruguai, Iguaçu e Paraná.

As informações sobre o Parque Estadual Rio Guarani constantes neste site foram retirados de seu Plano de Manejo, concluído em 2002.