Parque Estadual de São Camilo - Informações Gerais
Informações Gerais  |   Localização e Acesso  |   Biodiversidade  |   Atrativos e Atividades  |   Informações aos Visitantes  |   Infraestrutura  |   Plano de Manejo  |   Ficha Técnica  |  

O Parque Estadual de São Camilo foi criado como Reserva Biológica de São Camilo, através do Decreto nº 6.595, em 22 de fevereiro de 1990, com uma área de 385,34 há no município de Palotina, no sudoeste/oeste paranaense. A área, já logo após sua criação, começou a ser utilizada pela população da região como local de lazer e visitação, atividades que legalmente não são permitidas para a categoria “Reserva Biológica”. Com a finalidade de não somente preservar a biodiversidade local, mas também permitir a visitação, atividades de lazer e educação ambiental, o IAP recomendou a recategorização da Unidade de Conservação para a categoria de “Parque Estadual”, alteração que deverá ser oficializada por decreto do Governo do Estado do Paraná. 

A área tem como objetivo primário proteger a fauna e flora da região, pois abriga áreas de cobertura vegetal em avançado estágio de recuperação, possibilitando a sua preservação, e representa um refúgio para a fauna, sendo um dos últimos fragmentos florestais de porte considerável na região. 

Nesse sentido, o Parque é considerado um dos poucos fragmentos florestais da região e está inserido no Corredor de Biodiversidade Caiuá-Ilha Grande com o objetivo de possibilitar a conexão com outras Unidades de Conservação através das suas matas ciliares, tornando-se assim, de grande interesse à conservação. Para o Estado do Paraná, o Parque traz uma série de benefícios, como a proteção da Floresta Estacional Semidecidual da bacia do rio Paraná. 

Para a região de Palotina, além da importância ambiental e ecológica, a Unidade de Conservação representa a principal alternativa de recreação, turismo e lazer, além de sua importância para a educação ambiental da população local.


Origem do Nome
Parque Estadual São Camilo tem como um de seus objetivos a preservação dos rios e nascentes da região. O nome da Unidade foi definido em função do Rio São Camilo, às margens do qual se localiza a área.


As informações sobre o Parque Estadual São Camilo constantes neste site foram retirados de seu Plano de Manejo, elaborado em 2006.