Parque Estadual de Ibicatu - Meio Físico
Informações Gerais  |   Biodiversidade  |   Meio Físico  |   Localização e Acesso  |   Atrativos e Atividades  |   Informações aos Visitantes  |   Infraestrutura  |   Plano de Manejo  |   Fauna  |  

Geomorfologia e Relevo
Na região de Centenário do Sul, onde se insere o Parque Florestal de Ibicatu e a área proposta para ampliação, o relevo é caracterizado como suave ondulado, abrangendo o Terceiro Planalto Paranaense, constituído pelo arenito Caiuá. Predominam ondulações suaves com raras mesetas estruturais, o que contrasta vivamente com a vizinha região do basalto.

Geologia
Geologicamente, a região de Centenário do Sul, localizada no Planalto de Apucarana é abrangida pelo arenito vermelho São Bento Superior supratrapp ou Caiuá. Esta camada de arenito Caiuá se desenvolveu a partir dos últimos derrames de lava e representa a continuidade do processo de sedimentação eólica terrestre iniciada no Triássico Superior.

Solos
As classes de solos identificadas e que constam de mapeamento do Parque Florestal de Ibicatu são apresentadas no plano de manejo daquela Unidade de Conservação. Dentre as classes podem ser mencionadas: Latossolos vermelho – escuro eutróficos e distróficos e Pdzólicos vermelho – amarelo eutróficos e distróficos Tb. Esta classificação deverá ser revista e feito o enquadramento com base no novo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Embrapa, 1999).

Clima
O clima na região do Parque Florestal de Ibicatu e seu entorno recebe influência do tipo Cfa (mesotérmico úmido, sem estação seca e com verão quente), segundo a classificação de Köeppen. Porém, após o desaparecimento da maior parte das florestas da região a zona Cwa (com período seco no inverno) se infiltra periodicamente vindo de São Paulo e avançando para o sul do rio Paranapanema, ocasionando grandes extremos climáticos. A temperatura média varia de 25 ºC nos mês mais quente (fevereiro) a 18 ºC no mês mais frio (julho).
O trimestre de maior pluviosidade tem 450 mm de precipitação e no mês mais chuvoso (janeiro) a precipitação média é de 175 mm. No trimestre de menor pluviosidade a precipitação baixa para 200 mm e no mês menos chuvoso (agosto) a precipitação média é de 50 mm. A precipitação anual não chega a 1.300 mm.

Hidrografia
O Parque Florestal de Ibicatu e as áreas propostas para ampliação no seu entorno são abrangidas pela bacia hidrográfica do Ribeirão Tenente e Córrego Palmital, possuindo alguns tributários de menor ordem com influência na área de estudo que são três cursos d’água sem denominação. Estão presentes, ainda, nascentes. Estes estão inseridos na bacia do rio Paranapanema III, na altura de seu curso médio, distando cerca de 11 km da Represa Taquaruçu.