Caminho do Itupava - Biodiversidade
Informações Gerais  |   Biodiversidade  |   Localização e Acesso  |   Atrativos e Atividades  |   Informações aos Visitantes  |  

Os números são sempre expressivos quando se fala da Floresta Atlântica. Originalmente reinava intocada, sobre 100milhões de hectares da costa brasileira, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Hoje, reduzida a apenas 8% da área original, ainda é a mais rica floresta tropical úmida do mundo. Abriga 7% da fauna da Terra e algo em torno de 25% de toda a flora brasileira.

A Floresta Atlântica do Paraná predomina numa área de quase 12mil quilômetros, cobrindo a Serra do Mar e a planície litorânea. É a formação exuberante e densa, dotada de rara beleza ciência. Arbustos, xaxins, trepadeiras e os mais variados tipos de bromélias, orquídeas e samambaias que convivem com árvores de mais de 30 metros de altura como cedro, a cajarana, a figueira-branca, a canela-preta e o sasafrás.

Arredios, mamíferos como bugios, serelepes, pacas, veados, quatis, cutias e jaguatiricas deixam suas pegadas por toda a floresta e podem ser observados à distância, ora cruzando o Caminho, ora surgindo na beira de um rio. São ao todo 71 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como a onça pintada e a suçuarana.

Em seu percurso tortuoso, o Caminho do Itupava transpõe o universo exuberante dos insetos com destaque para as coloridas borboletas, e também a orquestra de árvores, formadas por 350 espécies de pássaros. Espécies como gaviões, jacus, beija-flores, arapongas,tucanos, periquitos, saíras e tíes, e espécies ameaçadas como o macuco e a jacutinga.