Parque Estadual de Amaporã - Atrativos e Atividades
Informações Gerais  |   Biodiversidade  |   Meio Físico  |   Localização e Acesso  |   Atrativos e Atividades  |   Informações aos Visitantes  |   Infraestrutura  |   Plano de Manejo  |   Ficha Técnica  |  

O Parque Estadual de Amaporã desde quando foi criado, tem sido uma área de grande importância no contexto regional, em se tratando de área destinada a visitação, fins educacionais, pesquisas, lazer e o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.

Trata-se da única área a nível de região Noroeste com essas características onde se pode contemplar a natureza associado ao lazer. Nesta Unidade é possível observar, nascentes e lagos sem qualquer tipo de poluição ou assoreamento, árvores de grande importância ambiental e econômica ora existente na região além de algumas espécies da fauna regional.

Algumas espécies nobres da região são encontradas, tais como: Ipê Roxo, Cedro, Peroba, Gurucaia, Pau Marfim, Louro Pardo Canafístula. Temos ainda várias nascentes d’água que dão origem ao ribeirão Jurema, Mata Ciliar Protegida, Represas d’água, Trilha interpretativa, áreas de lazer, recreação, e Centro de Educação Ambiental.  

Centro de Visitantes
 
Ao chegar no parque o visitante deverá ir ate o Centro de Visitantes, onde será preenchido um cadastro, visando sua segurança durante a visitação da área, e onde lhe serão repassadas informações gerais sobre o Parque (recursos audiovisuais). No Centro de Visitantes há local para estacionamento, materiais educativos e informativos sobre o Parque, sanitários e água potável.

Área de lazer I
Local com 10 conjuntos de mesas, bancos, lixeiras, W.C e churrasqueiras, com recreação, e lazer, para atender grupos de no máximo 06 pessoas.

Área de lazer II
Local com 06 quiosques, também para grupos pequenos, contendo mesa, bancos, lixeira, local para chapa a gás e/ou similares, piquenique e descanso.

Área de banho
Local destinado para banho pelos visitantes de todas as idades, sendo vedado atividades de competição.

Trilha do ipê
800 metros de percurso, com duração de 50 minutos, passando entre uma diversidade da fauna e flora de grande beleza. Utilizada para trabalhos de interpretação da natureza, educação ambiental, resgatando o passado de varias gerações desde sua colonização.

Trilha alternativa
1.200 metros de percurso, com duração de 90 minutos.
Trilha para atender os trabalhos com visitantes de universidades, pesquisadores onde poderá ser feita a comparação de diversos estágios de vegetação.

Atividades recreativas
A unidade dispõe Locais de recreação destinados a todas as idades, como campo de bola, área de descanso, área para banho, etc.


*OBSERVAÇÃO*
 Não alimente nem assuste os animais, e não se esqueça que para conseguir observá-los é necessário silêncio e paciência.