Parque Estadual do Guartelá - Biodiversidade
Informações Gerais  |   Biodiversidade  |   Localização e Acesso  |   Atrativos e Atividades  |   Informações aos Visitantes  |   Infraestrutura  |   Plano de Manejo  |   Ficha Técnica  |  

A vegetação encontrada no Parque é composta por campos, remanescentes de Cerrado, Florestas com Araucária, elementos da Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica).

Os campos constituem a fisionomia predominante no Parque, interrompidos por manchas de vegetação arbórea com afloramentos rochosos e ocasionais arvoretas de aspecto retorcido. Os campos limpos, por sua vez, ocorrem nos topos das encostas, enquanto os campos úmidos desenvolvem-se onde há acumulo de água, por vezes próximo a córregos e outras em manchas no campo com afloramentos rochosos.

Destacam-se na paisagem os paredões de arenito, deslizamentos nas encostas que originaram rupturas e blocos de arenitos erodidos por chuva e vento, formando platôs em destaque na paisagem campestre. Nas reentrâncias existentes onde se acumula água, areia e matéria orgânica desenvolvem-se liquens verde–pálido e uma grande diversidade de bromélias.

A vegetação arbórea é observada nas proximidades de nascentes ou cursos d`água, exceto a formação de Savana, Parque (Cerrado) e algumas árvores isoladas ocorrentes no campo com afloramentos rochosos das encostas.

Os capões ocorrem normalmente em situações de topo de encosta, onde os solos tendem ser mais profundos e as rochas, menos expostas, propiciando melhor desenvolvimento radicular.

A fauna também é diversa e há algumas espécies ameaçadas de extinção, tais como: Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla), Macaco Bugio (,Alouata fusca) Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus), Irara (Eira barbara), Jaguatirica (Felis pardalis), Gato Maracajá (Felis tigrinus), Lontra (Lontra longicaudis), Mão Pelada (Procyon cancrivorus), Onça Parda (Puma concolor), Paca (Agouti paca) e Cutia (Dasyprocta azarae). Muitos turistas visitam o Parque para observação da grande variedade de aves, o que é facilitado por ser uma região de campo. Dentre as espécies encontradas, tem-se: Urubu – Rei (Sarcoramphus papa), Gavião-Pombo-Grande (Leucopternis polionota), Papagaio Verdadeiro (Amazona aestiva), Papagaio-de-Peito-Roxo (Amazona vinacea) dentre outras.


LEMBRETE: Não alimente nem assuste os animais, e não se esqueça que para conseguir observá-los é necessário silêncio e paciência!