Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel - Informações aos Visitantes
Informações Gerais  |   As Comunidades da Ilha  |   Informações aos Visitantes  |   Retrospectiva Histórico-Política  |  

Passagem e Taxa de VisitaçãoA passagem de Pontal do Paraná para a Ilha do Mel custa R$ 18,00 (dezoito reais). Neste preço está incluso a ida e a volta como também, a taxa para o município de Pontal do Paraná fazer a manutenção das vias de acesso ao Terminal de Embarque e R$ 3,00 (três reais) de Taxa de Visitação.A responsabilidade da travessia é da Associação dos Barqueiros do Litoral e os barcos partem de meia em meia hora na alta temporada, das 8h00 às 20h00.

Distância e Tempo Aproximado de Caminhada
  • Brasília - Encantadas: 4,8 km / 2h30
  • Brasília - Farol: 1,6 km / 30min
  • Brasília - Fortaleza: 4km / 1h
  • Encantadas - Farol: 5,7 km / 2h40 (via Praia)
  • Encantadas - Fortaleza: 8,8km / 3h30
  • Encantadas - Gruta: 0,6 km / 15 mim

Antes de Ir
Confira se há Lugar. É importante que seja conferido o número de pessoas que já estão na Ilha do Mel antes da sua viagem, pois, se o limite de visitantes já tiver sido alcançado, outras pessoas ficam proibidas de entrar na Ilha. De acordo com o Plano de Uso, criado em 1982, a Ilha do Mel tem o limite de cinco mil pessoas.Os terminais de embarque, em Pontal do Sul e Paranaguá, controlam o fluxo de turistas na Ilha diariamente. Informações: 41 3455-1144 ou 41 3455-1690.

Siga as Dicas
1 - Planejamento
Antes de viajar informe-se sobre as condições climáticas do local e destino (www.simepar.br). Evite transtornos. Certifique-se dos horários de ônibus e barcos e desloque-se com antecedência. Escolha as atividades a serem realizadas conforme o seu condicionamento físico e nível de experiência.

2 - Trilhas
Caminhe em grupos pequenos de até 10 pessoas. Ande nas trilhas sinalizadas, não use atalhos. Preste atenção onde pisa, pois há risco de animais peçonhentos.

3 - Não há lixo sem dono
Lixo, mesmo que pequeno, causa impacto ambiental. Separe e deposite-o corretamente, leve-o de volta com você. Nunca queime nem enterre o lixo reciclável.

4 - Cada coisa em seu lugar
Nada se leva de uma Unidade de Conservação. Resista à tentação de levar para casa "lembranças" do passeio ou deixar marcas em árvores e rochas.

5 - Não faça fogueiras
As fogueiras matam o solo, alteram os locais de acampamento e provocam incêndios. A fumaça das fogueiras causam poluição do ar e incomodam muita gente.

6 - Respeite os animais
Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves. A caça e o tráfico são crimes graves inafiançáveis.

7 - Poluição sonora
Os limites para emissão de sons são de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis à noite. Não ultrapasse esses limites. Consulte o IAP antes de realizar qualquer evento.

8 - Não leve animais
Praia não é lugar de animais domésticos. Deixe-os em casa, pois eles podem transmitir doenças de pele e verminoses.

9 - Economize
Água é vida. Valorize-a. O abastecimento, na Ilha, é limitado, portanto economize. Não tome banho demorado e não deixe torneiras abertas.

10 - Acampamento
Acampe somente em locais autorizados. Quando acampado evite incomodar o próximo, respeitando os horários recomendados e limite sua alegria.

Telefones Úteis
  • Terminal de embarque (Pontal do Sul): 41 3455-1144
  • Batalhão Polícia Florestal - Força Verde: 41 3426-8004 (Brasília) - 3426-9085 (Encantadas)
  • IAP (Ilha do Mel): 41 3426-8005 · Copel: 0800-51-0116
  • Defesa Civil: 199