Instituto Ambiental do Paraná (http://www.iap.pr.gov.br)

Parque Estadual Mata dos Godoy - Atrativos e Atividades
 
As atividades de educação ambiental são desenvolvidas no Centro de Visitantes onde são repassadas informações gerais sobre o Parque e apresentado um vídeo contendo noções de preservação do patrimônio natural. Após a recepção, são realizadas as trilhas. A choupana é utilizada como local de descanso. As atividades educativas são monitoradas e é necessário agendar horário com antecedência.

Existem 3 trilhas abertas à visitação: Trilha do Projeto Madeira, Trilha Interpretativa ou das Perobas e Figueiras, e, Trilha Álvaro Godoy ou dos Catetos. As trilhas são utilizadas para lazer em contato com a natureza, pesquisa e educação ambiental.

Trilha do Projeto Madeira
Esta trilha se inicia atrás do centro de visitantes, passando por uma área de reflorestamento de espécies nativas, denominada Projeto Madeira, e chegando na área de descanso (Choupana), por um percurso linear de 540 metros.

Trilha das Perobas e Figueiras
Após atravessar a trilha do Projeto Madeira e chegar à Choupana, tem-se acesso à trilha das Perobas e das Figueiras, que possui um trecho circular, passando por uma área de mata fechada e voltando para a área de descanso. O retorno ao Centro de Visitantes se faz pelo trecho inicial. Os atrativos desta trilha são as Perobas e Figueiras Brancas que apresentam exemplares de grande porte no trecho de mata fechada.

Trilhas dos Catetos (Antiga Trilha Álvaro Godoy)
Após atravessar a trilha do Projeto Madeira e chegar à Choupana, tem-se acesso a uma trilha larga e retilínea que adentra a mata fechada e termina no limite Noroeste do Parque, retornando pelo mesmo caminho da ida.

Endereço no site: http://www.iap.pr.gov.br/modules/ucps/aviso.php?codigo=78