Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar

O monitoramento sistemático da qualidade do ar é a ferramenta central para a adequada gestão deste recurso ambiental. Através de seus resultados podem ser determinadas as prioridades de ações de controle a serem implementadas pelo Órgão Ambiental, racionalizando a utilização de recursos às ações identificadas como prioritárias, tendo em vista a proteção da saúde da população e a prevenção contra impactos da poluição atmosférica ao meio ambiente em geral.

O monitoramento da qualidade do ar na Região Metropolitana de Curitiba teve início na década 80, com a operação de quatro estações de amostragem do ar, fixas e manuais, localizadas uma no município de Curitiba (Santa Casa) e três em Araucária (Seminário, Assis e São Sebastião). Estas estações, que continuam em operação, analisam e fornecem médias diárias de três parâmetros: dióxido de enxofre (SO2), partículas totais em suspensão (PTS) e fumaça. Atualmente a rede de Monitoramento da Região Metropolitana de Curitiba é composta por doze estações (mapa), tendo sido acrescentado à rede inicial de Estações Manuais oito Estações Automáticas que analisam poluentes atmosféricos atendendo na íntegra o previsto na Resolução CONAMA 03/90, que define padrões de qualidade do ar para sete parâmetros: dióxido de enxofre, partículas totais em suspensão, índice de fumaça, partículas inaláveis, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio e recebem simultaneamente dados meteorológicos de 30 em 30 segundos.

Destas Estações Automáticas quatro estão localizadas em Curitiba (Cidade Industrial, Santa Cândida, Boqueirão e Praça Ouvidor Pardinho) e quatro em Araucária (REPAR, UEG, CISA-CSN Pr e Assis).Um detalhamento da localização de cada estação componente da rede bem como dos parâmetros medidos, período de funcionamento e responsabilidade pelo custo operacional, durante o ano de 2005, são mostrados na tabela em Anexo.

A rede de monitoramento da Região Metropolitana de Curitiba é considerada como adequada para avaliação da qualidade do ar na Região, tendo sido viabilizada através de cooperação técnica entre IAP, Institutos de pesquisa, Prefeituras, Secretarias Municipais e empresas privadas. A implantação e/ou operação de estações por empresas privadas foram exigências do licenciamento ambiental das mesmas como medidas compensatórias de impactos ambientais.

A divulgação dos resultados obtidos vem sendo realizada através da publicação de Relatórios anuais de Qualidade do Ar 2000 / 2001 / 2002 / 2003 / 2004 / 2005 e boletins mensais, a partir de maio de 2005, como forma de informação à população sobre a qualidade do ar que respira, que é seu direito e obrigação legal do Estado.
 

Estação
Localização/Categoria
Parâmetros medidos
no ano de 2005
Período de funcionamento/
Responsável
pelo custo operacional
Poluentes
Meteorologia

A
U
T
O
M
Á
T
I
C
A

 

Santa Cândida
(STC)
Nordeste de Curitiba,Bairro Santa Cândida/bairro SO2, O3

Todas as estações: temperatura, umidade relativa, radiação global, pressão, velocidade e direção do vento

Exceções:
CIC: sem radiação global, direção e velocidade do vento
ASS: radiação UV, direção e velocidade do vento
PAR: sem velocidade do vento
BOQ: radiação UVA, sem umidade CISA: sem radiação global
REP: sem umidade relativa, sem radiação global

desde 1998/LACTEC
Cidade Industrial
(CIC)
Oeste de Curitiba, Bairro Cidade Industrial/industrial SO2, NO, NO2, O3 desde 1998/LACTEC
Assis automática
(ASS aut.)
Centro/Norte de Araucária,Bairro Fazenda Velha/industrial SO2, NO, NO2, O3, PTS desde abril de 2000/SMMA Araucária
Ouvidor Pardinho
(PAR)
Região central de Curitiba, Bairro Rebouças/centro SO2, CO, O3, PTS, PI, HCT1) desde agosto de 2002/IAP
Boqueirão
(BOQ)
Sudeste de Curitiba Bairro Boqueirão/bairro SO2, PI, NO, NO2, CO, O3 desde setembro de 2001/IAP
UEG
(UEG)
Região central de Araucária Bairro Centro/industrial e centro SO2, CO, O3, PI, NO, NO2, desde maio de 2003/IAP
CISA-CSN
(CSN)
Centro/Nordeste de Araucária, Bairro Sabiá/industrial SO2, NO, NO2, CO, O3, PI, HCT1) desde agosto de 2002/CISA-CSN Pr
REPAR (REP) Centro/Nordeste de Araucária, industrial SO2, NO, NO2, CO, O3, PTS, PI, Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno desde julho de 2003/REPAR
M
A
N
U
A
L
Santa Casa (SC) Região central de Curitiba, Bairro Centro/centro Fumaça, SO2, PTS, NH3 Sem medição de parâmetros meteorológicos desde 1985/IAP
São Sebastião (SS) Centro/Leste de Araucária, Bairro Tindiquera/bairro Fumaça, SO2, NH3 desde 1985/IAP
Assis (ASS man.) Centro/Norte de Araucária, Bairro Vila Nova/industrial Fumaça, SO2, NH3 desde 1985/IAP
Seminário (SEM) Região central de Araucária Bairro Sabiá/industrial e centro Fumaça, SO2, NH3 desde 1985/IAP
Recomendar esta página via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Captcha Image Carregar outra imagem