Corte Raso, Corte Isolado, Aproveitamento em Floresta Nativa

Fundamento Legal:
Corte Raso, Corte Isolado, Aproveitamento em Floresta Nativa
  • Resolução Conjunta IBAMA / SEMA / IAP 07, de 18 de abril de 2008 - regulamenta a exploração eventual de espécies arbóreas nativas em remanescentes de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, em ambientes agropastoril e em áreas urbanas.
  • Resolução CONAMA 278, de 24 de maio de 2001 - determina ao IBAMA, a suspensão das autorizações concedidas por ato próprio ou por delegação aos demais órgãos do SISNAMA, para corte e exploração de espécies ameaçadas de extinção, constantes da lista oficial daquele órgão, em populações naturais no bioma Mata Atlântica, até que sejam estabelecidos critérios técnicos, cientificamente embasados, que garantam a sustentabilidade da exploração e a conservação genética das populações exploráveis.
  • Portaria n° 225, de 06 de outubro de 2011 - Referente as autorizações florestais, nas modalidades de cortes.
  • IAP nº 97 de 26 de maio de 2014 -  Definir orientações técnicas e jurídicas para os procedimentos do IAP, a serem adotados, considerando o início da operação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR no Paraná.
  • Portaria IAP nº 108, de 04 de junho de 2014 - Regulamenta o Aproveitamento de Material Lenhoso senil, desvitalizado e seco de espécies arbóreas nativas dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado.
  • Procedimentos

Conceito de Autorização Florestal
Corte Raso - Desmate - Posso fazer?
Corte Isolado
Corte de Árvores Nativas
Corte de Árvores de Pinheiro Nativo
Corte de Árvores de Imbuia Verde
Aproveitamento Material Lenhoso Seco
Aproveitamento de Madeira Caída por Vendaval

XAXIM – Corte ou Aproveitamento : O XAXIM é considerado uma espécie em extinção. Não é permitido nenhum tipo de corte ou aproveitamento da espécie, portanto não pode ser autorizado.
Recomendar esta página via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Captcha Image Carregar outra imagem