Conceitos de Estágios Sucessionais de uma Formação Florestal

 Vamos imaginar que um proprietário rural possuía uma área com uma floresta de grande porte onde existiam pinheiros, imbuias, canelas, pessegueiros bravos, miguel pintado e enfim uma grande quantidade de espécies. Este proprietário rural queria fazer agricultura e colocou tudo no chão, fazendo o que nós chamamos de CONVERSÃO, ou seja, tirou a floresta e converteu para agricultura ou pastagem.

Depois de alguns anos o solo ficou pobre e aquele proprietário rural não queria mais fazer lavouras e abandonou a área. Começa a formação de uma nova formação florestal divididos em ESTÁGIOS:

Estágio Inicial

            Ao abandonar a área a natureza promove a regeneração natural e começa a se formar uma nova vegetação naquela área ao que chamamos na terminologia da legislação de ESTÁGIO INICIAL. 
            Na linguagem popular dos produtores rurais, nós dizemos que se der para roçar com uma foice, considera-se Estágio Inicial. Conforme for o tipo de solo isto dura em torno de 5 anos. O volume máximo de lenha não pode ser superior a 100 m³ e não tem árvores para tirar madeira para serraria.
           Veja alguns Parâmetros que melhor caracterizam este Estágio.

Estágio Médio
          Evidentemente é o estágio posterior ao Estágio Inicial onde a vegetação está bem mais formada, já existe possibilidade de existir madeira para serraria. Veja os Parâmetros para melhor definir.

Estágio Avançado
         Este estágio é o da floresta praticamente formada onde temos as espécies de uma floresta tradicional com a ocorrência de um significativo volume de madeira para serraria. Da mesma forma veja os Parâmetros para melhor identificar este estágio.
        Ou seja, aquele proprietário rural que abandonou a área, depois de algumas décadas, terá novamente uma floresta recuperada.

Floresta Primária

        É a floresta nativa onde o homem não promoveu nenhuma alteração em seu meio natural.

Recomendar esta página via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Captcha Image Carregar outra imagem